16 de dezembro de 2009

Cartilha ensina a identificar "Assédio Moral" no trabalho



A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) lançou, no ano de 2007, a cartilha “Assédio Moral no Trabalho – Reaja e Denuncie”. Trata-se de um material muito rico em especificações da relação de trabalho entre chefias e subordinados. Pesquisadores apontam que, entre muitas situações de assédio moral, a mais frequente é aquela em que um superior agride um subordinado.



O agressor, geralmente, julga-se superior em todos os sentidos com relação às outras pessoas; é dotado do sentimento de grandeza e tem necessidade de ser admirado e aprovado; critica as falhas dos demais, mas não aceita ser contestado. Com esse comportamento busca encobrir as próprias deficiências.



Características da chefia que comete o crime do Assédio Moral:

- Tem senso grandioso da própria importância;

- é absorvido por fantasias de sucesso ilimitado, de poder;

- acredita ser “especial” e singular;

- tem excessiva necessidade de ser admirado;

- pensa que tudo lhe é devido;

- explora o outro nas relações interpessoais;

- não tem a menor empatia;

- inveja muitas vezes os outros;

- dá provas de atitudes e comportamentos arrogantes.



Na obra “O Assédio Moral no Direito do Trabalho”, a juíza do Trabalho em Minas Gerais, doutora em Direito pela Universidade de Paris II, Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, enumera as características que definem o perfil do assediador, baseado em observações de trabalhadores:



1 – Profeta: Considera como missão demitir indiscriminadamente os trabalhadores para tornar a máquina mais enxuta. Para ele demitir é uma “grande realização”. Gosta de humilhar com cautela, reserva e elegância.



2 - Pit-bull: Humilha os subordinados por prazer, é agressivo, violento e até perverso no que fala e em suas ações.



3 – Troglodita: É uma pessoa brusca, que sempre tem razão. As normas são implantadas sem que ninguém seja consultado, pois acha que os subordinados devem obedecer sem reclamar.



4 - Tigrão: Quer ser temido para esconder sua incapacidade. Tem atitudes grosseiras e necessita de público para conferi-las, sentindo-se respeitado pelo temor que tenta incutir aos outros.



5 - Mala-babão: Bajula o patrão e controla cada um dos subordinados com “mão-de-ferro”. Também gosta de perseguir aos que comanda.



6 - Grande Irmão: Finge que é sensível e amigo dos trabalhadores. Quer saber dos problemas particulares de cada um para depois manipular o trabalhador, usando o que sabe para assediá-lo.



7 – Garganta: Vive contando vantagens – apesar de não conhecer bem o seu trabalho – e não admite que seus subordinados saibam mais que ele.



8 - Tasea (“tá se achando”): Confuso e inseguro, não sabe como agir em relação às demandas de seus superiores. Não tem clareza de seus objetivos, dá ordens contraditórias. Se algum projeto ganha os elogios dos superiores ele apresenta-se para recebê-los, mas em situação inversa responsabiliza os subordinados pela “incompetência”.



VOCÊ CONHECE ALGUÉM ASSIM?

Nenhum comentário: