18 de julho de 2011

Vagões superlotados

Por Sérgio Zambiasi
Radialista da Rádio Farroupilha

O jornalista Jânio Ayres, responsável pela comunicação da Trensurb, mandou e-mail respondendo ao questionamento da leitora Fabiane Tatsch, que reclama das mudanças nos horários do trem entre 6h e 8h da manhã. Ele afirma que a nova grade horária foi objeto de estudos que apontaram a existência de uma oferta de serviço muito superior à demanda no trecho Sapucaia e São Leopoldo. Acrescenta que é importante salientar, no entanto, que ao embarcar nas estações no sentido da Capital para São Leopoldo, deve ser observado o destino do trem, evitando ter que desembarcar em Sapucaia e aguardar o trem seguinte.

Jânio afirma, ainda, que em pesquisa de ocupação visual feita nas plataformas das estações, a Trensurb identificou uma melhoria considerável nas condições de acesso e desembarque dos carros do metrô no trecho de maior carregamento do sistema, entre as estações Mercado e Sapucaia, durante os horários de pico. A usuária Fabiane, por sua vez, contesta e pergunta: mas se pensam assim, que estrutura terão para atender passageiros até Novo Hamburgo? A tendência é só aumentar o número de passageiros, afirma ela, e daí, sim, quem for até o Vale do Sinos vai ficar 30 minutos esperando. Para ela, essa não é a melhor solução, e sugere que se faça uma pesquisa de satisfação entre os usuários dessa linha, para ver se alguém está gostando da mudança. Acho muito válido todo esse debate.

Assim como foi importante a pronta resposta da Trensurb, também deve ser levada em conta a sugestão da pesquisa de satisfação entre os passageiros. Os gargalos da mobilidade urbana na Região Metropolitana estão nos limites do tolerável. Espero que a conclusão da Rodovia do Parque, entre Sapucaia e Porto Alegre, e a extensão do metrô a Novo Hamburgo melhorem as condições de trânsito nas ligações do Vale do Sinos com a Capital. E depois é aguardar que finalmente saia a esperada segunda ponte do Guaíba.

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