27 de dezembro de 2010

Perspectivas 2011

A luta continua!

Mais uma vez teremos de mostrar unidade e força para que as nossas reivindicações possam ser ouvidas, negociadas e aceitas de forma harmônica aos interesses da categoria. Teremos novamente o embate com a empresa na busca da preservação de nossos direitos, assim como na expansão deles. A “Gestão da Reconstrução” não irá fugir da responsabilidade de pressionar quem tiver que for para que haja o estabelecimento da justiça nas relações de trabalho dentro da Trensurb. A valorização profissional, pessoal e financeira do metroviário mais uma vez terá destaque entre nossas bandeiras que também prevê o combate a terceirização, o não as demissões, o sim ao concurso público etc.

Atenção aos aposentados

Em 2011 continuaremos adotando um atendimento especializado aos metroviários aposentados ou aos que estão para se aposentar. Passados mais de 25 anos, muitos metroviários já não preservam o mesmo fôlego de outrora. Existe um número considerável de colegas que disseram ou estão por dizer adeus a Trensurb. Isso exige um serviço especializado, afinal de contas, auxliar o metroviário aposentado também é função do Sindimetrô.

Participação dos metroviários

Todos os metroviários (antigos e recém chegados) estão convidados a participar de forma mais direta da vida sindical. Todos devem se sentir a vontade para procurar nossa sede e discutir as pautas, divulgar ideias, procurar ajuda jurídica, conhecer as secretarias e seus secretários etc. O futuro do Sindimetrô depende do engajamento e da mobilização dos da categoria na luta pela preservação e manutenção dos direitos adquiridos por mais de 25 anos de luta. Aos novos contrtados, procurem também os colegas mais velhos que há anos vivem a luta sindical. Lutem conosco. É para o seu próprio bem!

Aniversário do Sindimetrô

O ano que se inicia marca um momento muito feliz para a história da categoria. No dia 09 de abril de 2011 vamos comemorar os 25 anos de existência “formal” do nosso Sindimetrô. Na mesma data aí de cima, só que em 1986, os trabalhadores metroviários recebiam das mãos do ministro do Trabalho, Sr. Almir Pazzianotto Pinto, a “Carta Sindical” que deu respaldo jurídico para que Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul pudesse representar legalmente todos os metroviários e metroviárias do Rio Grande.

É importante dizer que a organização dos trabalhadores começou antes mesmo do sindicato existir aos olhos da Justiça Trabalhista. Havia uma associação profissional e, assim, muitas reuniões para discutir direitos e reivindicações antes mesmo da formalização da representação sindical. Essas práticas deram origem a formação do sindicato que completa 1/4 de século. Ao longo do ano estaremos divulgando algumas ações sobre as comemorações dos 25 anos do nosso Sindimetrô. Fique atento!

Eleições sindicais

Mais uma vez teremos a importante missão de escolher nossos representantes sindicais no final de 2011. Os próximos eleitos e/ou reeleitos terão a brava missão de administrar nosso sindicato no triênio 2012/2013/2014. A próxima gestão será responsável pelo aprofundameno da ideia de modernizar e reconstruir as relações do sindicato com seus diversos públicos (metroviários, usuários, imprensa, empresa...) e em suas diversas áreas (financeira, patrimonial, jurídica...). A eleição sindical é muito importante. Ela elege os representantes que irão lutar pelos seus direitos, além de elevar o nome da instituição via um belo processo democrático.

Nenhum comentário: