27 de dezembro de 2010

Resumão do ano de 2010

CONCURSO – Durante as provas do concurso realizado pela Trensurb, na primeira quinzena fevereiro, a categoria se mobilizou e foi aos locais das provas entregar aos candidatos panfletos com um breve histórico do sindicato e um convite para conhecer o trabalho desenvolvido na instituição. Mesmo sabedor de que muitos não se tornariam nossos colegas, pela eliminação natural quando da avaliação final das provas, o intuito foi de divulgar a imagem e o trabalho do Sindimetrô/RS; que é um balizador importante na qualidade da prestação de serviços metroviários na Região Metropolitana de Porto Alegre.

PESQUISA – Ainda em fevereiro, a empresa divulgou mais uma Pesquisa de Satisfação apresentando um índice de 93% de aprovação dos usuários sob os serviços do metrô. Há muito tempo esse indicador não baixa dos 90% e isso é algo que nos orgulha muito, pois é a comprovação de que o nosso trabalho é bem feito. Mas há de se dizer que os 100% ainda não foram alcançados porque boa parte do patrimônio físico da empresa está obsoleto, o que dificulta a realização de muitas ações na melhoria do atendimento. Em 2011 faremos uma pesquisa de satisfação do trabalhador com relação à empresa!


CAMPANHA – No dia 26/02 iniciou as discussões envolvendo a “Pauta de Reivindicações” para a construção da “Campanha Salarial”. Em 2010, o sindicato apresentou uma nova forma de contribuição dos metroviários para a redação das propostas: que foi o uso da internet para a comunicação. A idéia foi de poupar tempo, papel, tonner, caneta... A participação da categoria foi enorme e muito rica em conteúdo. Obviamente o contato direto também existe. Procure o sindicato se assim desejar!


MULTA 1 – A Trensurb foi multada, na segunda quinzena de março, no valor de R$ 5.000,00 pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego por não permitir que os trabalhadores das estações (especialmente São Pedro, Aeroporto, Anchieta, Fátima, São Luis, Petrobrás e Luis Pasteur) usufruíssem o direito ao intervalo de repouso e alimentação. A SRTE recebeu denúncia do Sindimetrô em dezembro de 2009 e, em fevereiro de 2010, a mesma foi reiterada. Após os apelos do sindicato, foi designado um auditor do Ministério do Trabalho para realizar vistorias e averiguações, constatando a veracidade das irregularidades. Havendo reincidência, poderá ser aplicada nova multa.


MULTA 2 – No dia 30 de março a Justiça do Trabalho concedeu uma importante vitória para a categoria, onde a Trensurb foi condenada pagar multa de R$ 257,16 por empregado atingido e em benefício do mesmo, por descumprimento da cláusula 75ª do Acordo Coletivo de 2005; que prevê a participação da categoria no processo de construção do Sistema de Remuneração e Desenvolvimento (SIRD). Essa mesma cláusula é mantida no atual ACT e, tanto no Acordo de 2005 como o atual, é prevista multa caso haja descumprimento. O pagemento ainda não foi pago porque a empresa recorreu.


METIDO A MÉDICO – Em abril, durante mais uma represália aos trabalhadores metroviários, a empresa promoveu o episódio da fiscalização dos atestados médicos dos trabalhadores. Esta imoralidade, implantada aos poucos, obriga o funcionário a buscar um “carimbo” do chefe em sua prescrição. No entanto, a empresa é obrigada a receber o atestado apenas com a assinatura do médico, que é o responsável técnico e legal para diagnosticar e atestar doenças. O “carimbo” do chefe nada mais é uma forma de intimidar o funcionário. Vergonha!


IMAGEM NEGATIVA – Também em abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região divulgou em seu site (www.trt4.jus.br) a lista das 100 maiores empresas gaúchas com litígios. A Trensurb figura na 43ª posição, com 1062 processos. No “pólo ativo” (faz a ação), a empresa é autora de 26 ações judiciais. No “pólo passivo” (sofre a ação) a mesma é reclamada em 1036 processos. Segundo o TRT4, a relação foi enviada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme orientação do próprio órgão.



BEM-VINDOS – Em maio, os novos concursados da área operacional começaram a trabalhar. Antes de ir para os postos de trabalho, eles tiveram uma palestra de apresentação da empresa e das rotinas nas estações. Na oportunidade, o sindicato teve um bate-papo de aproximadamente duas horas com os novos colegas, que tiveram um primeiro contato com o trabalho desenvolvido no sindicato e as principais lutas que a categoria enfrenta. Foram tiradas dúvidas sobre dissídio, Acordo Coletivo, Pauta de Reivindicação, benefícios... Também deixamos claro o papel de escudo desenvolvido pelo sindicato para a proteção do trabalhador, onde a busca pela manutenção e expansão de direitos é constante.


COMUNICAÇÃO – O sindicato lançou, no inicio de maio, material gráfico preparado especialmente para a Campanha Salarial 2010. Em ano de Copa, a proposta foi o futebol. Na imagem ao lado, você pode observar o adesivo de peito que foi distribuído entre os metroviários. Também foi confeccionado cartazes, impressos em formato A3, disponíveis para todos os trabalhadores que deram um precioso apoio a nossa Campanha.



BATIDA DO MARTELO – Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 28 de julho a categoria resolveu aceitar a proposta oferecida pela Trensurb para o Acordo Coletivo. Porém, a assinatura só ocorreu no dia 1° de setembro após a empresa tentar mudar o texto final do ACT. Por conta disso, a categoria quase entrou em greve durante a Expointer.

Veja abaixo os principais pontos do Acordo Coletivo:

* Prazo de vigência: um ano.
* 5,26% de reajuste salarial, índice este estendido a todas as cláusulas econômicas, com exceção da relativa ao ticket alimentação.
* Reajuste no ticket alimentação de 10,5%, a contar de maio/2010.
* No ticket alimentação, pagamento retroativo de maio de 2009 a abril de 2010 no índice de 8,45% sobre o valor do ticket de maio de 2009.
* Desistência dos recursos interpostos pela Trensurb e Sindicato do julgamento do Dissídio Coletivo do ano passado.
* Desistência do julgamento do desconto de dias parados na greve de 2009. Compensação das horas não trabalhadas após estudo realizado por grupo de trabalho paritário.
* Manutenção do adicional noturno em 50% para os funcionários antigos e 20% para aqueles que ingressaram após a publicação da Resolução nº 9 de 1996.
* Manutenção das atuais escalas de trabalho. Formação de grupo de trabalho paritário para estudo das escalas de trabalho.


AUDITORIA – Em agosto, a categoria escolheu a empresa Levi Auditores para realizar Auditoria Interna no sindicato. O valor do serviço foi orçado em R$12.000,00 (doze mil reais), parcelados em quatro vezes de R$ 3.000,00 (três mil reais). A “Levi” está fazendo um levantamento detalhado de todas as movimentações financeiras do Sindimetrô entre os anos de 2006, 2007 e 2008. A realização dessa auditoria foi solicitada em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 22 de outubro de 2009, considerando que o Conselho Fiscal não aprovou as contas da gestão passada.


TERCEIRIZAÇÃO – Em dezembro, o Sindimetrô (juntamente com Senge e Sintec) encabeçou ação/denúncia contra a Trensurb pelo processo de terceirização na Sesin. Além da denúncia feita junto ao Ministério Público do Trabalho, houve distribuição de material aos usuários, publicação no blog e distribuição de textos à imprensa.

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