27 de janeiro de 2012

Reunião Trensurb x Sindimetrô

Infelizmente a reunião realizada dia 20 de janeiro, com a empresa não foi  produtiva. Os assuntos tratados foram: escala 4x2, falta de efetivo nas estações, redução da jornada noturno no CCO e SEOPE em 1hora, Unimed e demissões.

Com relação à escala 4x2. A empresa considera legal. Será realizada uma reunião entre os jurídicos do Sindimetrô e Trensurb para entendimento. O Sindimetrô a considera ilegal por não constar no acordo de escalas. Se não houver acordo sobre essa questão o Sindimetrô encaminhará juridicamente o assunto.

O efetivo ideal para a Trensurb nas estações à noite é 1 seest  e 1 segur. Entendemos que seest e segur desempenham funções diferentes e não sobrepostas. Existe sentença sobre a função a ser desempenhada pela segurança. Buscaremos a posição do MP sobre essa demanda.

A Trensurb manterá a redução de jornada noturna. Compromete-se a indenizar os metroviários que tiverem redução salarial. Mais uma vez o Sindimetrô diverge dessa posição e buscará reverter a situação da forma adequeda.

Unimed: estão em estudo alterações. O Sindimetrô solicitou sua inclusão nas discussões conforme cláusula do acordo coletivo. Deverá  ser agendada para final de fevereiro reunião com a empresa. Os metroviários serão informados no devido tempo sobre o andamento das tratativas.

O Sindimetrô entende como imotivadas as demissões realizadas pela empresa, portanto contrárias ao acordo coletivo de trabalho assinado pelas partes, bem como da legislação. O Sindimetrô considera abusivas essas medidas e buscará reverter estas ações de todas as formas possíveis e legais.

O Sindimetrô sempre estará ao lado dos metroviários, buscando preservar e ampliar seus direitos e o cumprimento dos acordos assinados.

Nenhum comentário: