3 de fevereiro de 2012

Trensurb teve 16 panes em 13 meses, ameaçando futuro das expansões

Da zerohora.com - Alternativa aos congestionamentos históricos da rodovia Porto Alegre-Novo Hamburgo (BR-116), o trensurb vem dando sinais frequentes de desgaste.

Segundo levantamento da Rádio Gaúcha, ontem ocorreu a 16ª pane em 13 meses. Para exigir que a empresa assuma os contratempos, o Ministério Público Federal (MPF) pretende ingressar, nas próximas semanas, com um processo pedindo que ela apresente planos de contingência para a comodidade dos passageiros. Também será solicitada a indenização pelos afetados a ser revertida à União.

Conforme o procurador da República da Justiça Federal de Novo Hamburgo, Celso Tres, autor da ação, eno ano passado, uma pane que deixou o trem parado por quase todo o dia fez com que ele instaurasse um inquérito civil público pedindo que a Trensurb prestasse esclarecimento sobre o plano de emergência em situações como a de sexta-feira.

— Eles apresentaram, mas observamos que não corresponde à realidade. Dizem que têm uma parceria com a Carris para levar os passageiros, mas não funciona como eles dizem. Depois desse novo incidente, vamos apurar todos os elementos ocorridos com a interrupção e encaminhar à Justiça, pedindo indenização — declarou o procurador.

A estimativa é de que 30 mil usuários do serviço tenham sido afetados na sexta devido ao rompimento da ligação entre dois cabos, na Estação Anchieta. Os técnicos levaram cerca de três horas para solucionar a pane.

Conforme Rubenildo de Azevedo Ignácio, gerente de operações da empresa, o material deve ser encaminhado para análise na semana que vem. Ele garantiu que são realizadas manutenções diariamente:

— Não tínhamos como prever. Somente depois da análise técnica é que saberemos o que aconteceu.
Os trens têm uma vida útil de 50 anos, e a Trensurb está na metade desse período. Apesar de salientar que são tomados todos os cuidados de prevenção, Ignácio admite que o sistema já está ultrapassado:

— Já fomos a Brasília pedir recursos para a compra de mais 10 carros. Ainda estamos em negociação.

A necessidade de trens novos também se dá em virtude da ampliação de terminais, que deve trazer 20 mil novos usuários a partir de março.

— Esse fluxo aumentado exigirá mais dos trens, que passarão a rodar uma quilometragem maior e também terão maior desgaste eletromecânico — admite o gerente.

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