Porto Alegre, 26 de Janeiro de 2012
ATA DA REUNIÃO REALIZADA NA SALA DO CCO, NA EMPRESA TRENSURB.
Estavam presentes, Marcio da setra representando a CIPAT, Evangelho representado o setor adiministrativo, Claiton pela COTREM, Venhofem representante sindical, Amilton pela SEVIP, Sanches pela supervisão e o colega Andre, o Rubenildo pelo GEOPE, também o Quintana pela sup.setra e o Fraga chefia setra, e o secretário jurídico do sind. Ailton e o sec.geral Pinheiro.
O gerente Rubenildo abriu a reunião destacando que esta foi solicitada pela setra, e que tem por objetivo trazer informações e esclarecimentos sobre o que esta ocorrendo na via e em seguida passou a palavra para o Eng. Eurico, que usando a palavra falou que os procedimentos em relação ao atendimento das falhas estão de acordo com as necessidades e que eles muito tem trabalhado para manter a via em condições de trafegabili-dade.
Tão logo o eng. Eurico terminou de falar, os colegas rechaçaram veementemente a sua posição e destacaram que a via hoje é uma sucessão de problemas que o risco de acidente é eminente.
O eng.Rodrigo chefe da Sevip falou que a sevip esta totalmente terceirizada, e que no inicio do contrato encontraram muitas dificuldades pois os contratados não conheciam o serviço não sabiam como fazer, também argumentou que a máquina socaria ficou 1 ano quebrada, atrasando mais o serviço.
O colega Amilton colocou em evidência o porque que a contratada não recebe multa e outras punições por não cumprir o contrato, em resposta disse o eng.Rodrigo, que são questões adininstrativas e que os encaminhamentos, são feitos porém não é da alçada da Sevipe executar estes procedimentos e disse que o trabalho vem sendo bem feito que aos poucos as metas estão sendo atingidas, também os representas dos setores duvidaram da qualidade dos serviços prestados pois todos sabem que a rotatividade de mão de obra é grande e sem experiência e sem compromisso com a qualidade dos serviços executados. O colega Venhofem perguntou ao Eng. Eurico se a via esta em condições de trafegabilidade e plena condição de segurança, sem risco de acidentes, pois existe restrição de velocidade em vários trechos,: respondeu o eng. Eurico que risco de acidente todos nós estamos expostos em qualquer lugar que estejamos, ( resposta esta que não agradou os representantes de setores), ponderou o eng Eurico que com as aposentadorias a SEVIP se dezimou, e que não sobrou outra alternativa a não ser contratar empresas de fora, e que a pesar das dificuldades os serviços vem sendo bem feito e que as metas vem sendo atingidas, e que não é só a via permanente que tem problemas, que os trens também contribuem para aumentar a sensação de perigo e desconforto para os operadores de trens e passageiros.
O ENG.Rubenildo cita o caso da bacia entre estações farrapos e São Pedro e pergunta se há possibilidade de acidente naquele local, em resposta o eng. Eurico falou que nas grandes ferrovias, por ex. na Europa e nos EUA, acidentes ocorrem nas ferrovias de lá, e que aqui todas as ações possíveis estão sendo tomadas para evitar acidentes, ressaltou que a nossa via permanente esta melhor do que antes, e que já esta sendo providenciado a máquina que vai vir esmerilhar os trilhos e que quanto as soldas nos trilhos o serviço e a qualidade estão exelentes, também foi discutido as garantias da qualidade dos serviços e o eng. Eurico combinou com o eng Rubenildo e o Eng. Rodrigo que os pilotos terão mais liberdade e facilidade para abrirem falhas e que será encontrado um meio de comunicação eficiente para que a setra fique sabendo imediatamente das ações, providências e resultados dos problemas e dificuldades, no meio desta conversa foi solicitado por um colega do Setra que a empresa modifique o sistema de referências de identificação da via, que seja padronizada para todos os setores, pois facilitará em muito a visualização, principalmente para os pilotos, também foi sugerido que os pilotos abram as falhas sempre que se depararem com problemas.
Quanto a poda das arvores, esta não ficou bem esclarecida, pois o eng. Rodrigo falou que quem poda as árvores é o pessoal da terceirizada que cuida da via, que a mão de obra deles é mais cara e que podar árvore não é prioridade em ralação a outros problemas de via, entre trocar dormente ou podar árvore, troca-se dormentes, porém as árvores estão na linha do trem.
O sec. do Sindimetrô Pinheiro, sugeriu que fosse feito um contrato a parte contratando mão de obra mais barata para que este serviço venha a ser realizado com freqüência.
O eng.Rodrigo na tentativa de convencer os representantes dos setores que estavam reunidos mostrou vários gráficos ilustranto o desempenho da evolução dos trabalhos e que é possível atingir as metas estabelecidas.
Por volta da hs 15.00 o eng Rubenildo após declarar que todos os assuntos que estavam na pauta tinham sido discutido deu por encerrada a reunião, prometendo que as gerências envolvidas estão a disposição para novas reuniões sempre que fatos novos atingirem os setores de interesse.
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Ailton Salazar Cavalheiro
Secretário Juridíco
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Clóvis Nei C. Pinheiro
Secretaria Geral
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