10 de fevereiro de 2012

ATA DA REUNIÃO REALIZADA NA SALA DO CCO, NA EMPRESA TRENSURB.


Porto Alegre, 26 de Janeiro de 2012

           ATA DA REUNIÃO REALIZADA NA SALA DO CCO, NA EMPRESA TRENSURB.

Estavam presentes, Marcio da setra representando a CIPAT, Evangelho representado o setor adiministrativo, Claiton pela COTREM, Venhofem representante sindical, Amilton pela SEVIP, Sanches pela supervisão e o colega Andre, o Rubenildo pelo GEOPE,  também o Quintana pela sup.setra e o Fraga chefia setra, e o secretário jurídico do sind. Ailton e o sec.geral Pinheiro.

O gerente Rubenildo abriu a reunião destacando que esta foi solicitada pela setra, e que tem por objetivo trazer informações e esclarecimentos sobre o que esta ocorrendo na via e em seguida passou a palavra para o Eng. Eurico, que usando a palavra falou que os procedimentos em relação ao atendimento das falhas estão de acordo com as necessidades e que eles muito tem trabalhado para manter a via em condições de trafegabili-dade.

Tão logo o eng. Eurico terminou de falar, os colegas rechaçaram veementemente a sua posição e destacaram que a via hoje é uma sucessão de problemas que o risco de acidente é eminente.
O eng.Rodrigo chefe da Sevip falou que a sevip esta totalmente terceirizada, e que no inicio do contrato encontraram muitas dificuldades pois os contratados não conheciam o serviço não sabiam como fazer, também argumentou que a máquina socaria ficou 1 ano quebrada, atrasando mais o serviço.

O colega Amilton colocou em evidência o porque que a contratada não recebe multa e outras punições por não cumprir o contrato, em resposta disse o eng.Rodrigo, que são questões adininstrativas e que os encaminhamentos, são feitos porém não é da alçada da Sevipe executar estes procedimentos e disse que o trabalho vem sendo bem feito que aos poucos as metas estão sendo atingidas, também os representas dos setores duvidaram da qualidade dos serviços prestados pois todos sabem que a rotatividade de mão de obra é grande e sem experiência e sem compromisso com a qualidade dos serviços executados. O colega Venhofem perguntou ao Eng. Eurico se a via esta em condições de trafegabilidade e plena condição de segurança, sem risco de acidentes, pois existe restrição de velocidade em vários trechos,: respondeu o eng. Eurico que risco de acidente todos nós estamos expostos em qualquer lugar que estejamos, ( resposta esta que não agradou os representantes de setores), ponderou o eng Eurico que com as aposentadorias a SEVIP se dezimou, e que não sobrou outra alternativa a não ser contratar empresas de fora, e que a pesar das dificuldades os serviços vem sendo bem feito e que as metas vem sendo atingidas, e que não é só a via permanente que tem problemas, que os trens também contribuem para aumentar a sensação  de perigo e desconforto para os operadores de trens  e passageiros.

O ENG.Rubenildo cita o caso da bacia entre estações farrapos e São Pedro e pergunta se há possibilidade de acidente naquele local, em resposta o eng.  Eurico falou que nas grandes ferrovias, por ex. na Europa e nos EUA, acidentes ocorrem nas ferrovias de lá, e que aqui todas as ações possíveis estão sendo tomadas para evitar acidentes, ressaltou que a nossa via permanente esta melhor do que antes, e que já esta sendo providenciado a máquina  que vai vir esmerilhar os trilhos e que quanto as soldas nos trilhos o serviço e a qualidade estão exelentes, também foi discutido as garantias da qualidade dos serviços e o eng. Eurico combinou com o eng Rubenildo e o Eng. Rodrigo que os pilotos terão mais liberdade e facilidade para abrirem falhas e que será encontrado um meio de comunicação eficiente para que a setra fique sabendo imediatamente das ações, providências e resultados dos problemas e dificuldades, no meio desta conversa foi solicitado por um colega do Setra que a empresa modifique o sistema de referências de identificação da via,  que seja padronizada para todos os setores, pois facilitará em muito a visualização, principalmente para os pilotos, também foi sugerido que os pilotos abram as falhas sempre que se depararem com problemas.

Quanto a poda das arvores, esta não ficou bem esclarecida, pois o eng. Rodrigo falou que quem poda as árvores  é o pessoal da terceirizada que cuida da via, que a mão de obra deles é mais cara e que podar árvore não é prioridade em ralação a outros problemas de via, entre trocar dormente ou podar árvore, troca-se dormentes, porém as árvores estão na linha do trem.

O sec. do Sindimetrô Pinheiro, sugeriu que fosse feito um contrato a parte contratando mão de obra mais barata para que este serviço venha a ser realizado com freqüência.

O eng.Rodrigo na tentativa de convencer os representantes dos setores que estavam reunidos mostrou vários gráficos ilustranto o desempenho  da evolução dos trabalhos e que é possível atingir as metas estabelecidas.

Por volta da hs 15.00 o eng Rubenildo após declarar que todos os assuntos que estavam na pauta tinham sido discutido deu por encerrada a reunião, prometendo que as gerências envolvidas estão a disposição para novas reuniões sempre que fatos novos atingirem os setores de interesse.

                                         ______________________________
                                                  Ailton Salazar  Cavalheiro
                                                     Secretário Juridíco

             
                                         ______________________________
                                                 Clóvis Nei C. Pinheiro
                                                   Secretaria Geral           
               

Nenhum comentário: