13 de dezembro de 2011

Palavra de ex-presidente do Sindimetrô 02

Ex-presidente Eduardo César Weber
Vice-presidente: Gerson Luiz O. Athayde
Primeiro mandato de dezembro de 1987 a dezembro de 1988;
Segundo mandato de dezembro de 1988 a dezembro de 1991;
Setor de origem: Setor de Tráfego (Setra);
Cargo na época do mandato: Operador de trem.

Sindimetrô/RS - Continua trabalhando na Trensurb?

Weber - Sai da Trensurb em julho de 1994. Na época estava cursando a faculdade de direito e resolvi fazer concurso nessa área. Sou servidor público do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, atualmente, trabalhando nos Recursos Humanos. A experiência de defender os direitos dos trabalhadores se incorporou na minha conduta pessoal e faço da atividade profissional uma busca pela melhoria das condições de trabalho de todos os colegas, mas ao mesmo tempo de prestar um serviço público que de fato atenda as necessidades dos cidadãos, que seja eficiente, que não seja demasiado oneroso para os contribuintes. Compatibilizar todos esses interesses é uma ação bastante complexa. A atividade de RH dentro de um órgão público deve incentivar o respeito nas relações e condições de trabalho ao mesmo tempo em que deve colaborar no desenvolvimento da responsabilidade do servidor como agente do estado a serviço da sociedade e dos cidadãos.

Sindimetrô/RS - Cargo que exerce atualmente?

Weber - Diretor de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Sindimetrô/RS - Como foi à experiência de administrar o sindicato?

Weber - Não acho que tenha administrado o sindicato. Posso até ter exercido a liderança e coordenação em alguns momentos, mas nosso trabalho era muito coletivo. Lembro da diretoria ficar reunida até altas horas para traçar algum plano. Era um processo muito participativo. Era um momento de efervescência política, de fim da ditadura e nós éramos bens ousados. Era muito bom. Tenho a impressão que era mais fácil e mais idealista exercitar a política naquele tempo. Hoje é coisa para profissionais. Temo pelo descrédito na política e na própria democracia. Lembro da luta pela redução da jornada de trabalho que a empresa não quis cumprir um acordo para uma nova escala. Que fizemos? Decidimos unilateralmente administrar a nova escala. Certo dia, à revelia da empresa, os pilotos entraram o turno com a nova escala. Na continuação a Trensurb cedeu e reconheceu a nova escala para toda a área de operações e reduziu para 40 horas semanais no Setor de Manutenção. Para mim foi a maior conquista da categoria na época.

Sindimetrô/RS - Qual a importância do sindicalismo na sua visão?

Weber - O sindicalismo, como qualquer movimento social autônomo, é fundamental para a democracia. Ele une pessoas pela conquista de reivindicações comuns ou de bandeiras políticas maiores. Ele politiza, ajuda a construir sujeitos protagonistas que exercem a cidadania. No entanto ele pode ser um movimento egoísta com finalidade apenas econômica, como se fosse o único portador de direitos. Por outro lado, pode ser também pelego, atrelado ao patrão ou a interesses partidários. O antídoto a isso é a participação e o controle dos sindicalizados sobre suas direções e uma forte visão social baseada na igualdade, liberdade e solidariedade.

Nenhum comentário: