15 de fevereiro de 2011

Mobilização contra demissões

A série de demissões imotivadas que a Trensurb vem fazendo está sendo fortemente combatida pelos dirigentes do Sindimetrô. Ao longo da semana, tomamos diversas medidas para dar visibilidade ao caos instalado na empresa. A crise nas relações de trabalho ultrapassam todos os limites e colocam os metroviários expostos em um paredão onde o próximo abatido pode ser qualquer um.

PRINCIPAIS MOVIMENTOS

Na tarde da última terça-feira (08), dirigentes do Sindimetrô estiveram reunidos com deputados estaduais na Assembleia Legislativa para denunciar o número elevado de demissões e a falta de critérios para tal atitude. Através de um documento (imagem ao lado) assinado e protocolado pelo Sindimetrô, Senge e Sintec.; houve um requerimento de intermediação da crise empresa/trabalhadores pelo legislativo gaúcho. Representantes de todos os partidos estão a par da situação. Essa atitude leva o caso para o âmbito político, onde nossas reivindicações são compartilhadas com o respaldo dos nossos representantes eleitos.

Também na terça-feira, às 18h, houve uma reunião entre a direção da Trensurb, que foi representada pelo seu presidente Marco Arildo Prates da Cunha e o chefe do Gabinete da Presidência, Carlos Augusto Belolli de Almeida; dirigentes sindicais do Sindimetrô, Senge e Sintec e o deputado Raul Carrion (PCdoB), representando o parlamento gaúcho.

Nesse primeiro encontro foi acordada a suspensão, por 15 dias, das novas demissões previstas pela empresa. Também foram readmitidos três funcionários. Porém, Marco Arildo demitiu mais três trabalhadores ontem, quebrando o que foi acordado no encontro de terça-feira.

As negociações entre os sindicatos e a Trensurb terá a primeira reunião na próxima segunda-feira, dia 14, onde serão discutidos meios de se contornar a crise.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nossos boletins e relises estão sendo repassados a todos os meios de comunicação de Porto Alegre e Região Metropolitana. Além do contato por e.mail, ligamos para as redações (rádio, TV e jornal impresso) e falamos diretamente com os responsáveis. A tendência é publicar as novidades que formos enviando conforme o interesse das linhas editoriais e editores. Um desses contatos foi estabelecido com o Diário de Canoas, que recebeu nossos dirigentes sindicais na sexta-feira à tarde. Portanto, a divulgação na mídia está sendo feita de forma ostensiva para que toda a sociedade tenha conhecimento do momento vivido pela categoria metroviária.

METROVIÁRIOS: PRECISAMOS DE VOCÊ!

A responsabilidade de mobilizar a categoria é do sindicato e das ferramentas que possui. Estamos fazendo todo o possivel e precisamos da sua ajuda. Tenha em mente que o seu emprego é a sua vida. Com ele você pode construir boa parte dos seus projetos de vida. Não deixe que o tirem gratuitamente de você. Mobilize-se, venha para o sindicato, traga sua ideia, ofereça novas formas de reivindicar e lute, lute muito pelo seu emprego!

Nenhum comentário: