31 de março de 2011

Sobre o Metrô de Porto Alegre

Todas as esferas do poder público (município, estado e governo federal, mais as casas legislativas e seus representantes), todos estão envolvidos num processo árduo de negociações envolvendo a construção do Metrô de Porto Alegre.

A discussão não é de agora. Há anos se pauta essa obra de fundamental importância para a mobilidade urbana de Porto Alegre, mas nada de efetivo tivemos até o presente momento.

O Sindimetrô/RS, por representar os trabalhadores da área metroviária, festeja a possibilidade da capital dos gaúchos receber esse investimento. Mas é importante não ter ilusões. Infelizmente, em nosso País, só podemos comemorar quando a obra é entregue. A assinatura de contratos e a mostra de interesse em realmente tocar as obras muitas vezes não são reais, mas sim um jogo político de promoção e perpetuação do poder. Todas as fazes de uma construção dessa envergadura são demasiadamente demoradas e dependem mais do que dinheiro e técnicos, mas de muita vontade e ação política. Esperamos que a corrupção, que os interesses eleitorais fiquem longe!

Torcemos para que tudo dê certo e para que o Metrô de Porto Alegre saia do papel sendo um patrimônio do povo. A Linha 2 do Metrô, como é conhecida essa nova obra dentro da Trensurb, deve ser estatal, oferecendo um serviço público de qualidade. O transporte qualificado é uma obrigação dos governos e não pode ser entregue nas mãos de empresários aventureiros que só visam o lucro.

Confira abaixo um vídeo publicado pelo jornal Zero Hora com as observações do prefeito José Fortunati sobre a obra. ESPERAMOS QUE O CONHECIMENTO SOBRE MOBILIDADE, A IMPORTÂNCIA DO METRÔ E OS PROJETOS APRESENTADOS PELO PREFEITO REALMENTE SE TRADUZAM EM OBRA E BENEFÍCIOS A PORTO ALEGRE. AFINAL, CHEGA DE ENROLAÇÃO!


Nenhum comentário: