21 de outubro de 2009

Síndrome de Burn-out

A Síndrome de Burn-out é uma doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional. Tal esgotamento ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho que fazem com que o profissional fique mais agressivo, irritado, desinteressado, desmotivado, frustrado, depressivo, angustiado e que se avalia negativamente.

A pessoa que apresenta tal síndrome, além de manifestar as sensações acima descritas, perde consideravelmente seu nível de rendimento e de responsabilidade para com as pessoas e para com a organização que faz parte. Pode ocorrer em profissionais de diferentes áreas que possuem contato direto com pessoas. Também apresenta manifestações fisiológicas como cansaço, dores musculares, falta de apetite, insônia, frieza, dores de cabeça freqüente e dificuldades respiratórias.

A Síndrome de Burn-out pode ser prevenida quando os agentes estressores no trabalho são identificados, modificados ou adaptados à necessidade do profissional, quando se prioriza as tarefas mais importantes no decorrer do dia, quando se estabelece laços pessoais e/ou profissionais dando-os importância, quando os horários diários não são sobrecarregados de tarefas, quando o profissional preocupa-se com sua saúde e quando em momentos de descontração assuntos relacionados ao trabalho não são mencionados.

O tratamento para a doença é variável, pois podem ser iniciados a partir de fitoterápicos, fármacos, intervenções psicosociais, afastamento profissional e readaptações. É importante ressaltar que a Síndrome de Burn-out é diferente da depressão, pois a síndrome está diretamente ligada com situações ligadas ao trabalho, enquanto a depressão está ligada a situações pessoais relacionadas com a vida da pessoa.
Fonte: Brasil Escola

DICA DO SINDIMETRÔ: Metroviário, caso você apresente as sensações da Síndrome de Burn-out procure seu médico psiquiatra e converse com ele sobre o assunto. Também vá até a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) e procure auxílio para o planejamento de políticas que ajudem a adaptar suas rotinas profissionais a sua necessidade físico-mental. Não esqueça, qualquer tipo de abuso dentro das relações de trabalho configura Assédio Moral. Denuncie ao Sindimetrô.

Nenhum comentário: